7 de set. de 2014

Oração


5. Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. 
6. Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á. 
7. Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras. 
8. Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais. 


São Mateus 6, 5-8 

A oração é o caminho de intimidade com Deus. É uma das armas fundamentais para vencer barreiras e atravessar os obstáculos que a vida nos impõe. 

Como ensina Jesus, para rezar não precisamos de usar muitas palavras, nem palavras difíceis. Com Deus, ceve existir um diálogo amoroso, que brota de um coração sincero e humilde. 

A maior inimiga da oração não é a falta de fé, e sim a distração. Um local agradável e propício e estar em uma posição confortável para o corpo ajudam a nos concentrarmos mais na oração. Porém, a todo e qualquer lugar, quando sentimos vontade e a necessidade de rezar, podemos fazê-lo.

Mas por que rezar se Deus sabe de tudo o que necessitamos e o que vamos dizer?
Realmente, antes que a palavra chegue á nossa boca, Deus já sabe o que vamos dizer, mas espera que nos dirijamos a Ele   e nos expressemos por meio da oração, para ter certeza de que permitiremos Sua intervenção em nossa vida.

Não é difícil rezar  - apenas falta hábito. A vida de oração, exige disciplina, requer exercício, treinamento, prática e comprometimento. 

Tudo o que vivenciamos no dia pode ser transformado em oração, dede vitórias e derrotas, brigas e momentos de carinho. Tudo pode ser motivo de oração. 

Nem uma oração se perde ou passa despercebida aos ouvidos de Deus ficando sem resposta. O problema é que, geralmente, a fixação em ter o pedido  concedido é tanta a que a pessoa não percebe já ter sido contemplada com aquilo de que realmente necessitava. E o fato de não haver um retorno pode ser um sinal de que ainda não chegou o momento segundo a visão de Deus. 

Uma alma sem oração é como um carro sem gasolina - não funciona. Nunca devemos parar de rezar, porque rezar é encontrar a luz que nos faz compreender a vontade de Deus. É nos colocar numa atitude de criaturas buscando o Criador. é buscar a força positiva que nos dá coragem para enfrentar todos os conflitos. É transbordar de amor. 
É transpor o ódio pelo perdão. É deparar com a verdade que nos liberta e aumenta a fé.


Para refletir 

1° Tenho rezado minha vida e consigo estabelecer com Deus, em Cristo pelo Espírito Santo, um diálogo amoroso, puro e sincero?

2° Minhas orações são de agradecimento pelas pessoas que fazem parte da minha vida, por tudo que tenho, ou são uma lista de pedidos e queixas que faço a Deus?

3° Intercedo por aqueles que necessitam ou se confiaram ás minhas orações ?

Fonte: Livro  Ser cristão no dia a dia  (Pe Reginaldo Manzotti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natividade de São João Batista: o maior dos profetas

A natividade de  São João Batista  é  uma solenidade muito importante no ano litúrgico, porque nesse dia lembramos o maior dos profetas, com...