16 de mai. de 2016

Três imagens das mais antigas de Cristo

De Roma ao Monte Sinai, a iconografia cristã dos primeiros séculos do cristianismo é surpreendentemente diversificada


Nenhum dos quatro evangelhos descreve Jesus em detalhe; por isso, desde seus inícios, a tradição cristã recorreu a diversos modelos iconográficos para representá-lo. Desde o chamado Cristo Alexandrino, mais próximo do modelo grego clássico, sem barba e juvenil, até o Cristo Siríaco, de cabelo comprido partido ao meio e barba ao estilo dos imperadores bizantinos, o cristianismo reconheceu na imagem não só um elemento cultual e litúrgico, mas também uma ferramenta de evangelização num mundo em que escrever e ler não era nada comum.
Compartilhamos aqui três das mais antigas imagens do cristianismo, que dão testemunho da sua presença em diversas localizações e tradições.
1. O grafite de Alexâmenos, ou “grafite blasfemo”
Esta é, possivelmente, a imagem de Jesus mais antiga do mundo. No entanto, não é uma imagem de culto, mas uma simples inscrição numa parede de gesso, em Roma, que ridiculariza tanto os cristãos quanto Jesus. Vemos nela uma pessoa perante um crucificado com cabeça de asno, junto à inscrição “Alexâmenos adorando seu deus”. A crucificação era o castigo reservado aos piores criminosos até o século IV, quando Constantino aboliu a prática, e a cabeça de asno procura tornar a imagem ainda mais ofensiva. Seu valor, porém, consiste em testemunhar a presença de cristãos em Roma já desde o primeiro século depois de Cristo, data estimada dessa inscrição.
_____
2. O Bom Pastor
A imagem do Bom Pastor é inspirada em um célebre motivo da escultura grega, o chamado “moschóforos” ou “aquele que carrega o bezerro”. A escultura original do “moschóforos”, considerada uma obra mestra da arte grega arcaica, data de 570 antes de Cristo e foi esculpida por um artista anônimo da Ática. O modelo sobreviveu no imaginário do mundo antigo e foi usado para representar o Cristo, o Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas. Esta versão está nas catacumbas de São Calixto, em Roma.
_____
3. O Pantocrátor
Literalmente, a expressão grega “Pantokrátor” quer dizer “aquele que tem autoridade sobre tudo”. É entendida como a tradução grega de dois títulos associados a Deus no Antigo Testamento: o “Deus dos Exércitos” (Sabaoth) e, mais frequente, o “Todo-Poderoso” (El Shaddai), como figura na primeira tradução da bíblia hebraica para o grego. Na imagem, aprecia-se o ícone mais antigo do Cristo Pantocrátor, ainda conservado no mosteiro milenar de Santa Catarina do Monte Sinai, no Egito. Além de ser um dos mosteiros existentes há mais tempo na história, ele contém a mais antiga biblioteca ativa de todo o mundo.
via: Aleteia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natividade de São João Batista: o maior dos profetas

A natividade de  São João Batista  é  uma solenidade muito importante no ano litúrgico, porque nesse dia lembramos o maior dos profetas, com...