12 de set. de 2015

Reflexão do Evangelho. 24° DOMINGO DO TEMPO COMUM 13/09/2015

Leituras

Isaias 50,5-9;
Salmo 114; 
Tiago 2,14-18 ;
 Marcos 8,27-35.



     "Primeiro anuncio da paixão"....O Messias Servo.  




     Irmãos e irmãs, hoje a nossa Santa Mãe Igreja, nos revela o Messias como o servo sofredor, aquele que ira pelo seu supremo amor, salva a humanidade do mal. Como será essa vitória do servo? pela espada? com milhares de soldados? Não irmãos, a vitória deste servo será pela "misericórdia", isso mesmo, as almas de Cristo e a misericórdia de Deus para salva aos homens. Vejamos que é  na Cruz que Deus derrama todo o seu amor misericordioso para todos nós, que como nos fala São Paulo: Cristo morreu quando ainda éramos "inimigos dele". Aqui vemos logo que essa salvação passa por um símbolo que se perpetua por todos os tempos: A CRUZ. É  na cruz que Cristo mostra a misericórdia de Deus para todos nós. Vejamos bem na segunda leitura de hoje a nossa fé, não pode fica apenas no fala, é  preciso que se frutifique nas nossas obras, como dom de Deus na vida das pessoas que estão a nossa volta, sofrendo as injustiças deste mundo. Vejamos que para uma fé pura, é necessário que ela gere obras,  ou será  algo morto. O Evangelho deste dia nos coloca diante de uma pergunta, e logo depois uma missão; Sabemos quem  é Jesus, e depois assumir a responsabilidade desta resposta. Veja bem que Cristo faz a pergunta a dois grupos O POVO e aos APÓSTOLOS. Achei pertinente colocar nesta reflexão um trecho do Angelus do dia 23 de agosto de 2013. Onde o Papa nos convida a diariamente nos fazer está pergunta: Quem é Jesus para mim? E diante desta pergunta surge muitas outras perguntas. Leia: 


Quem é Jesus para mim?

"É um nome? Uma ideia? É apenas uma figura histórica? Ou é realmente aquela pessoa que me ama, que deu sua vida por mim e caminha comigo. Para você quem é Jesus? Você está com Jesus? Procura conhecê-lo na sua palavra? Lê o Evangelho todos os dias, uma passagem do Evangelho para conhecer Jesus? Carrega um pequeno Evangelho em seu bolso, bolsa, para lê-lo em qualquer lugar? Porque quanto mais nós estamos com ele mais cresce o desejo de permanecer com ele”  

Papa Francisco


No ver do povo Jesus é  apenas mais um que veio fala bonito, mais aos olhos dos seus é  preciso não apenas uma simples resposta, mas também um ensino sobre a realidade do seguimento de Jesus. É muito bom que assim como Pedro reconheçamos Jesus como o Messias de Deus, mas agora a realidade desta resposta será posta a prova. Todos estavam felizes em seguir um Jesus que realizava milagres, mas quando Jesus mostra o seu caminho de dor e Cruz, logo a alegria inicial se transformar em tristeza e fuga. Veja que muitas vezes ficamos parados em um Cristo que É  mais nosso empregado do que nosso, Irmão, que foi enviado pelo Pai . Para nos salvar, e não para nos servir, conforme nossas vontades.  Este Jesus que ira passa pela cruz; para indiciar  o caminho para a nossa salvação: Nossa  atitude para alcançar a salvação é  fazer pouco caso desta vida, para já aqui assumir a vida nova no Cristo. Toma a cruz de cada dia, e seguir o Cristo significa guarda nossa vida para a união definitiva com Deus. Que possamos assim como nós ensina São Paulo a "realiza na nossa vida aquilo que falta a paixão do Senhor.


Um Santo Domingo a Todos! Todos na Santa Missa!!!


Por Leandro e Fabiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natividade de São João Batista: o maior dos profetas

A natividade de  São João Batista  é  uma solenidade muito importante no ano litúrgico, porque nesse dia lembramos o maior dos profetas, com...