1 de nov. de 2014

O Sentido dos sufrágios



Lindo-ceu-azul-e-nuvens-brancas-como-algodaoNa morte, o justo se encontra com Deus, que o chama assim a participar da vida eterna.
Mas ninguém pode ser recebido na amizade e na intimidade de Deus sem antes ter se purificado das consequências pessoais de todas as suas culpas. “A Igreja chama Purgatório a esta purificação final dos eleitos, que é completamente diferente do castigo dos condenados. A Igreja formulou a doutrina da fé relativa ao Purgatório, sobretudo, nos Concílios de Florência e de Trento”.
Daí vem o piedoso costume de oferecer sufrágios pelas almas do Purgatório, que são uma súplica insistente a Deus para que tenha misericórdia dos fiéis defuntos, os purifique com o fogo de sua caridade e os introduza no Reino da Luz e da Vida.
Os sufrágios são uma expressão cultual da fé na Comunhão dos Santos.cpa_o_purgat_rioAssim, “ a Igreja que peregrina, desde os primeiros tempos do cristianismo teve um perfeito conhecimento desta comunhão de todo o Corpo Místico de Jesus Cristo, e assim conservou com grande piedade a lembrança dos defuntos, e ofereceu sufrágios por eles, ‘porque santo e salutar é o pensamento de orar pelos defuntos para que eles fiquem livres de seus pecados’ (2 Mac 12,46)”. Estes sufrágios são, em primeiro lugar, a celebração do sacrifício eucarístico, e depois, outras expressões de piedade como orações, esmolas, obras de misericórdia e indulgências aplicadas em favor das almas dos defuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natividade de São João Batista: o maior dos profetas

A natividade de  São João Batista  é  uma solenidade muito importante no ano litúrgico, porque nesse dia lembramos o maior dos profetas, com...