19 de set. de 2014

Deixar-se surpreender por Deus

O Papa Francisco em sua Homilia no Santuário Nacional nos convidou a constantemente “Deixar-se surpreender por Deus”. Ele nos fala que quem vive a esperança sabe que, “mesmo em meio às dificuldades, Deus atua e nos surpreende”. Mas como viver essa atitude na minha vida cotidiana, em cada coisa que faço?
O Papa nos mostra como modelo a história do Santuário: três pescadores depois de um dia inteiro sem apanhar peixe encontram nas águas do Rio Paraíba a imagem da Senhora Aparecida. Sabemos que na história os pescadores após encontrarem a imagem milagrosamente têm uma pesca abundante e conseguem o que precisavam para atender ao conde de Assumar. O Papa Francisco vai além, ao essencial desse episódio para entendermos mais como Deus atua: “Quem poderia imaginar que o lugar de uma pesca infrutífera, torna-se-ia o lugar onde todos os brasileiros podem se sentir filhos de uma mesma Mãe? Deus sempre surpreende [...] sempre nos reserva o melhor”

Foto de: Thiago Leon
Papa Francisco celebrou missa no Santuário Nacional em julho de 2013.

Realmente Deus nos surpreende! Basta fazermos agora brevemente uma memória de quantas coisas boas Ele fez durante toda a nossa vida, como a minha história está totalmente marcada por sua bondade e providência, que apesar de minhas misérias, como um Pai amoroso cuida de mim. Podemos nos perguntar, o que Deus espera de mim então? Ele espera que eu me deixe “surpreender por seu amor, que acolhamos as suas surpresas” Ele quer que confiemos nEle! O Papa em outra ocasião disse que mais difícil que amar a Deus é deixar-se amar por Ele. Nós muitas vezes em nossa autossuficiência e orgulho queremos resolver as coisas por nossa conta e esquecemos constantemente que Deus quer atuar na minha vida.
Deixar-se surpreender por Deus não implica uma atitude passiva, onde esperamos que tudo caia do céu. Como os pescadores, Deus quer que eu coloque a minha pequena colaboração. Basta que eu deixe um pedacinho de terra boa para Ele colocar a boa semente e dar frutos abundantes em minha vida. Deus quer, portanto, que eu coopere com a sua graça, em palavras de Santo Inácio de Loyola: “Rezar como se tudo dependesse de Deus e trabalhar como se tudo dependesse de nós”
Deixar-se surpreender por Deus nas coisas simples da vida
Deus constantemente nos surpreende no singelo, nas coisas simples da vida. Muitas vezes nós perdemos a capacidade de ver a sua ação nas pequenas coisas e ficamos esperando grandes sinais, grandes milagres. Cada instante é uma chance de eu perceber esse amor que Ele tem por mim. Se eu vivo cada momento ordinário de forma extraordinária, certamente perceberei a sua ação e serei surpreendido. Pense agora na quantidade de ocasiões que você tem em apenas um dia para ser surpreendido por Ele. Um encontro com alguém, um gesto de bondade, uma palavra que alguém me dá, uma paisagem que vejo, enfim, infinitos momentos em que Deus me fala, busca me surpreender. Mas, por não prestar atenção, por estar disperso em tantas preocupações, por não fazer silêncio em meu interior, acabo não percebendo.
Outro dia em uma entrevista o Papa Francisco disse que a Igreja precisa ser mais simples, mais próxima. Certamente é no simples onde Deus mais se manifesta. Ele escolheu a brisa para manifestar-se a Elias
Aprender de Maria a deixar-se surpreender por Deus
Em sua Homilia no Santuário o Papa Francisco comenta o episódio de Caná, que foi o Evangelho da Missa desse dia.
Maria sabe que o seu Filho pode atuar e resolver aquela situação incômoda dos noivos. Está atenta, e dentre todos os convidados é a única que percebe e atua: “Eles não têm vinho”. Ela prepara os convidados para esse deixar-se surpreender por Deus, cooperando para que o seu Filho dê a eles o melhor vinho, o vinho novo. Confia plenamente em Deus, sabe que “longe d’Ele, o vinho da alegria, o vinho da esperança se esgota”.
Aprendamos da Mãe Aparecida a abrir nosso interior e deixar-nos surpreender por Deus.  “Elevemos o olhar para Nossa Senhora. Ela nos ajuda a seguir Jesus, nos dá o exemplo com o seu “sim” a Deus: «Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra» (Lc 1,38). Também nós o dizemos a Deus, juntos com Maria: faça-se em mim segundo a Tua palavra.” 
Fonte: http://www.a12.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natividade de São João Batista: o maior dos profetas

A natividade de  São João Batista  é  uma solenidade muito importante no ano litúrgico, porque nesse dia lembramos o maior dos profetas, com...