15 de abr. de 2014

O Rosário ... nos prepara a Páscoa de Jesus!

A quaresma é um tempo de graça todo especialé um tempo favorável para a nossa conversão.
anaós como comunidade de Jesus nos preparamos para viver e celebrar o Mistério da Reconciliação, com um coração cada vez mais convertido. Este é o sentido profundo deste tempo: converter nosso coração aos valores do Reino de Deus que Jesus nos propõe.Falando nisto, me lembro de um episódio que aconteceu com Madre Teresa de Calcutá. Um senhor se aproximou dela e lhe perguntou: "Madre, quando aconteceu a  conversão  na sua vida?". Ela, olhando profundamente nos seus olhos, lhe respondeu: "Hoje pela manhã, quqndo coloquei meus pés no chão!". Tremendo exemplo, que nos ajuda a pensar que a conversão é coisa de todos os dias, de cada instante, momento.

Portanto, mais uma vez Deus nos concede a graça de viver este tempo bonito e especial, estas poucas semanas que nos preparou á grande celebração da Ressurreição do Senhor. Tempo este que nos convida a praticar o jejum, a oração e a esmola.

Jesus nos convida a que sigamos Seus passoas até o deserto, onde não iremos de mãos vazias. E sim com o Rosário é uma oração que tem tudo a ver com o deserto e, portanto, com o tempo quaresmal.
Alguns poderão dizer que o Rosário se adapta á Quaresma porque se trata de uma oração penitencial.
Mas nada disso! A oração do Rosário, que tanto Nossa Senhora nos pede  que rezemos, é uma oração de alegria e gozo; uma oração que se vive com a sua recitação.

Então, por que podemos dizer que esta oração é uma belissíma experiência para se viver durante este tempo quaresmal, tempo de deserto? deserto é um lugar árido e seco. E muito frequentemente é o que acontece com nossa vida espiritual. Portanto, quando tudo está árido e seco, é mais fácil recitar as palavras do Rosário, pois são estas palavars que nos animam quando já não temos mais palavras, que no fundo o diálogo entre o Anjo e Maria, as mesmas palavras que se encontram na Palavra de Deus.

Além disso, o deserto é um lugar silencioso. Não é o que ocorre no nosso dia a dia, nem o que acontece dentro do nosso coração, prisioneiro de um mundo barulhento e ruidoso, onde comumente temos tanta dificuldade de nos comunicar com Deus, de falar com Ele. Por isso, o Rosário nos permite estabelecer o silêncio e a contemplação.

Finalmente, o deserto é um lugar de encontro profundo com Deus. Assim como Jesus foi levado e conduzido ao deserto, também nós temos que procurar na nossa vida este lugar, que as vezes é nosso quarto, nossa sala, nosso escritório, nossa caminhada diária, pois é no deserto que Deus se deixa encontrar. E com as meditações do Santo Rosário, unidas aos textos Sagrados, poderemos ir até o deserto e, ali, encontrar a Deus que fala no nosso coração.

Na Quaresma, ao longo deste tempo, contamos com a compainha amorosa de Maria. E a cada passo deste caminho quqresmal, o faremos ao lado da guia terna e amorosa de nossa Mãe Maria Santíssima. Ela é guia segura em nosso peregrinar rumo á plena configuração com seu Filho, o Senhor Jesus. É Ela quem com sua intercessão nos ajude a  mudar nosso coração de pedra em um coração de carne.

Por isso, acolhamos a sua intercessão e confiemos-lhe cada esforço e iniciativa para viver intersamente este tempo de conversão profunda e mudança radical de vida.

Por Pe Julio Caprani

Fonte: Revista O Mílite
Ed abril de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natividade de São João Batista: o maior dos profetas

A natividade de  São João Batista  é  uma solenidade muito importante no ano litúrgico, porque nesse dia lembramos o maior dos profetas, com...