24 de jan. de 2014

CURADOS PELO SANGUE DE JESUS

  Quero convidar você a olhar para a cruz de Nossos Senhor Jesus Cristo, e se deixar tocar por Ele, que morreu por amor de nós. Olhemos o seu corpo ferido, recoberto de chagas, os seus membros desfigurados, as feridas das mãos e pés, a ferida do ombro aberto que chega à profundidade do coração, a coroa de espinhos colocada curelmente sobre sua cabeça, o seu rosto refletindo sofrimento, os seus olhos que vão apagando toda presença de vida. Esta é a obra de uma violência brutal. Alguns ficam “tranquilos” e afirmam: “os culpados foram os judeus e romanos.” Já São Pedro nos diz o contrário: “vós o matastes, crucificando-o por mãos de ímpios.”(Atos 2,23). Nossos pecados mataram Jesus, por isso não podemos ficar indiferentes.
          Nós podemos somente imaginar o que aconteceu com Jesus durante as três horas de dor na cruz: amargura e desilusão por tanta infidelidade, maldade, falsidade, humilhação… Entretanto, em Seu Sagrado Coração não existiu revolta, e sim desejo infinito de derramar as graças de Sua Divina Misericórdia. “Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem.”(Lc 23,34). Se no passado soubessem quem estava na cruz, não o crucificariam.
          Quem vai a Jesus não se torna somente o observante de algumas regras religiosas. Isso é pouco. Quem de fato se deixou lavar pelo sangue precioso de Jesus se torna um novo homem e nova mulher. Sim, Jesus opera uma transformação. Quem estava longe volta para Deus. Quem era triste encontra a alegria fruto do Espírito Santo. Quem estava caído e machucado pelos erros diante da vida, experimenta a graça de se levantar para viver a vida nova com o perdão de Jesus. Quem estava na escuridão das drogas ou álcool é libertado. Ser salvo é a experiência de ser tirado de qualquer fundo de poço da vida, e ser inundado pelo amor curador de Jesus. Em Jesus todos podem se reerguer, encontrar libertação e cura. “Carregou os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro para que mortos aos nossos pecados vivamos para a justiça. Por fim, por suas  chagas fomos curados.”(1Pdr 2,24) 
          Uma vez transformados por Jesus é necessário estarmos atentos para não cair novamente nas armadilhas do demônio. Ninguém é salvo para caminhar sozinho. Para isso existe a Igreja, que é a casa da família de Deus. Nela renovamos a presença de Jesus e recebemos o contínuo remédio dos sacramentos. Todos são importantes, mas graça de todos se mantêm e cresce com a Eucaristia frequente e a reconciliação (confissão). Cuidado com o legalismo, isto é, ficar apontando o dedo para os outros, julgando-os, ao invés de amá-los. Quem assim procede passa a imaginar que a sua maneira de viver a fé é a única. Quantas divisões surgem na Igreja, causadas pela dificuldade de amar, dialogar e perdoar. Uma boa maneira para superar isso é lembrar: O que realmente a Igreja ensina? Nem sempre a minha palavra ou de outras pessoas tem a verdade ou toda a verdade.
          É muito bom lembrar as palavras do Papa Francisco na sua primeira missa com os cardeais “Quando caminhamos sem a Cruz, edificamos sem a Cruz ou confessamos um Cristo sem Cruz, não somos discípulos do Senhor: somos mundanos, somos bispos, padres, cardeais, papas, mas não discípulos do Senhor.”. E eu completo: alguém pode ser bispo, padre, leigo comprometido, se na mente e coração ainda existe a maldade da inveja, competição, mentira, calúnia…não se esta vivendo o poder da cruz, tudo passa a ser um título, pura vaidade humana. E assim se indica que Cristo ainda esta na cruz, porque não ressuscitamos com Ele.
          E por fim, é importante tomar cuidado com o cristianismo água com açúcar, isto é, nunca se fala da conversão, pecado, renovação da mente….como se nunca João Batista tivesse dito sobre Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.“(Jo 1,29). E assim, a cruz também foi em vão. A realidade é outra: todos somos pecadores. Quando perdemos essa consciência nos tornamos orgulhosos, cheios de nós mesmos, não dependendo mais da graça. O papa Francisco, em uma audiência geral na Praça de São Pedro, disse: “Todos somos pecadores, inclusive o Papa, que se confessa a cada duas semanas”.
          Levante-se de qualquer situação ruim. Se reconhecer a necessidade de mudança, não desanime. Se cometer erros, não os justifique, mas arrependa-se. Se for necessário desculpar-se com alguém, vá. Jesus derramou o seu sangue precioso para dar a você toda a paz amor e alegria de Deus.
Alma de Cristo
Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro das Vossas Chagas, escondei-me.
Não permitais que de Vós me separe.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me.
E mandai-me ir para Vós,
para que Vos louve com os Vossos Santos,
por todos os séculos. Amém.

Fonte: http://blog.pa7.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natividade de São João Batista: o maior dos profetas

A natividade de  São João Batista  é  uma solenidade muito importante no ano litúrgico, porque nesse dia lembramos o maior dos profetas, com...