17 de jan. de 2014

Amigo de água

É tão bom ter amigos. Amigos de todos os jeitos. Seja ele engraçado, reservado, cínico ou educado! É simplesmente maravilhoso fazer amigos. É tão surpreendente quando encontramos um quase que por a caso, sem nem imaginar que acabamos de conhecer nosso futuro grande amigo!

Há amizades que são como a água: por tão simples, chega a ser coisa pouca, quase imperceptível, mas na sua discrição faz um mundo de coisas surgir.

Eu mesmo tenho um amigo de água. Quando eu mais precisava de um amigo, Deus na sua eterna delicadeza me trouxe um, bem assim, no acaso na vida, numa tarde de praia, por ali na areia, depois de um gole de água, se inicia, sincronicamente, uma conversa corriqueira: "Já dizia o filósofo Tales de Mileto - a água é a origem de tudo!" - E foi mesmo! Do milagre da água veio a dádiva da vida, na gestação, na plantação, na nutrição. Ela até já foi ninho, onde o Espírito Santo fecundou a vida. Em tudo há água como princípio. Inclusive na amizade.

Meu amigo de água sacia a minha sede. Ele tem o dom de ser discreto, o que é próprio dos sábios. Devagarzinho foi entrando nas fendas da minha rocha interior, e soube ir tomando conta de mim. Com sua presença única e fecundadora, soube fazer brotar vida onde já era caos.

O amigo de água sabe a hora de parar, respeitar os limites. Muita água na planta a sufoca e faz morrer. Pouca água deixa o solo seco, sem condições para fazer brotar. Meu amigo sabe bem minhas necessidades e até onde eu posso suportar. É muita graça ter um amigo na medida mais precisa que necessito!

Amigo de água é sempre surpreendente: quem imagina que de um olho d'água pode nascer um rio? Esse meu amigo sabe fazer dos momentos simples e banais, os mais maravilhosos e inesquecíveis. Aqueles que nem o Alzheimer poderá apagar! Adoro quando ele me vem com novidades. Uma profissão nova, um evento a organizar, uma ideia que lhe era tão genial (e que descobrimos que nem era tão boa assim! rs)... No fundo ele só está querendo ser presença viva no subterrâneo do meu coração!

Obrigado, Senhor Deus, por ter me fecundado com uma alma de amigo! Sou-lhe eternamente grato por manifestar, numa verdadeira teofania aquática, sua face através do meu amigo de água. Sendo ele tão belo, se faz necessário, porque a essência da vida está na água. É nele que o dilúvio dos meus olhos é visitado pela pomba branca da paz! É nele que afogo os faraós que me perseguem. É nele que batizo meus pecados, e me deixa mais branco do que a neve. É na água de sua amizade que me benzo, exorcizando todo mau espírito que tenta me trair. Enfim, é no meu amigo de água que paro para beber algo melhor, a final, tu, ó Deus, é que me leva junto às fontes de águas puras e me faz repousar!

Um brinde ao meu amigo de água! E fique atento, pode ser que seu futuro amigo de água passe bem depressa por você. Aproveite a oportunidade. Mate a sua sede!

Autor: Prof. VICTOR HUGO NASCIMENTO 
Filósofo e Teólogo. 

Fonte: http://www.catequisar.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natividade de São João Batista: o maior dos profetas

A natividade de  São João Batista  é  uma solenidade muito importante no ano litúrgico, porque nesse dia lembramos o maior dos profetas, com...