13 de dez. de 2013

No Natal: recolhimento e oração em família

Uma excelente oportunidade de voltar ao essencial



Dezembro chega e, com ele, começa a correria por terminar o que começamos durante o ano, a façanha de cumprir os compromissos, as festas, a decoração da casa, a compra dos presentes. Mas será que vamos ter tempo para o que é verdadeiramente importante, que é preparar-nos espiritualmente para esta grande comemoração?
 
O Natal é uma época de recolhimento; nela, contemplamos o nascimento do Menino Jesus e a criação da Sagrada Família. É por isso que somos convidados a viver este tempo de maneira mais espiritual e menos social. Que seja esta a ocasião para que a família se reúna, revivendo com devoção o nascimento de Deus na terra e levando felicidade às pessoas carentes.
 
Há muitas formas de viver o Natal com espírito cristão e em família. Para incentivar o interesse das crianças e para que elas não cresçam pensando que o Natal é só festa e diversão, podemos nos centrar especialmente no presépio.
 
O presépio ilustra como nosso Senhor Jesus Cristo nasceu pobre, acompanhado de Maria e José e, junto a eles, os pastores e animais que lhe ofereceram companhia e calor.
 
Aproveitemos o presépio, desde o momento da sua montagem, para contar às crianças o que acontecerá no Natal. Já que cada figura tem um significado especial, podemos falar de cada personagem que está no presépio.
 
O Advento, tempo de preparação para a celebração do Natal, é um bom momento para agradecer a Deus por tudo o que recebemos durante o ano e pensar nos bons propósitos para o ano que vem.
 
É também uma época para pedir perdão e aproximar-nos das pessoas das quais estivemos afastados; e, sobretudo, é o momento de pensar em como levar alegria às pessoas carentes.
 
Ensinemos as crianças a amar o Natal como um momento de entrega e louvor a Deus, e não somente de diversão sem sentido.
 
(Artigo publicado originalmente por 
LaFamilia.info)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natividade de São João Batista: o maior dos profetas

A natividade de  São João Batista  é  uma solenidade muito importante no ano litúrgico, porque nesse dia lembramos o maior dos profetas, com...