14 de set. de 2013

A fonte que purifica

‘’Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também será levantando o Filho do homem, a fim de que tudo o que nele crer tenha a vida eterna”(Jo 3, 14-15)


No dia 14 de setembro, a igreja celebra a Exaltação da Santa Cruz. Essa festa nasceu em Jerusalém, nos primeiros séculos do cristianismo. Conforme a tradição popular, as comemorações tiveram início no ano 326, quando Santa Helena encontrou a cruz de Jesus Cristo. A celebração estendeu-se com grande rapidez pelo Oriente e pouco depois por toda cristandade.
Contam os historiadores, que no ano 614, os persas saquearam Jerusalém, destruíram muitas igrejas e apoderaram-se da Santa Cruz. No entanto, após intensa batalha, no ano 628, as relíquias foram recuperadas pelo imperador bizantino Heráclio.
Segundo uma piedosa tradição, quando seus saldados recuperaram a santa cruz, o imperador Heráclio quis carregá-la pessoalmente ao Monte Calvário, de onde havia sido retirada. Então, Heráclio foi buscá-la acompanhado de seus súditos e cortejado com toda pompa dispensada  a um monarca. Vestindo suas belas roupas, coroa e muitas joias, colocou a cruz sobre os ombros e se pôs no caminho. Mal iniciou o trajeto, a cruz foi aumentando gradativamente seu peso. A cada passo, o peso ia se tornando insuportável.
Já pensava em desistir, quando Zacarias, bispo de Jerusalém, fez-lhe ver que, para levar nos ombros a santa cruz, deveria desfazer-se das insígnias imperiais e imitar a pobreza e humildade de Cristo que, para carregá-la, despojou-se de tudo. Heráclio, numa demonstração de humildade, aceito a sugestão, trocou suas ricas vestimentas por uma túnica e, descalço conseguiu forças para levar a santa cruz até o ponto mais alto do Calvário.


Esse fato comprova que é impossível carregarmos  a cruz diária recobertos de supérfluos, e que não existe evangelho sem cruz. Relutamos em aceitar a dor, maldizemos as tribulações, e isso torna o peso do madeiro insuportável. A revolta diante da cruz da doença e das perdas diárias amplia o sofrimento. Para que a cruz dia a dia se torne leve e possamos aceitá-la com resignação, basta lembrar que Jesus, em seu calvário, só por amor, aceitou a vontade do pai e derramou todo seu sangue para nós salvar. A aceitação ameniza a angústia e a dor, é o fermento que nós faz crescer e transformar a cruz em fonte de purificação da alma.

“...não existe evangelho sem cruz”

Texto: Jorge Lorente
Fonte: revista O milite 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natividade de São João Batista: o maior dos profetas

A natividade de  São João Batista  é  uma solenidade muito importante no ano litúrgico, porque nesse dia lembramos o maior dos profetas, com...