22 de jul. de 2012

Porta do Céu


PORTA DO CÉU

      Desde pequenina imaginei, com toda pobreza e pequenez que ainda hoje conservo, que no coração Imaculado de Maria havia uma porta que dava diretamente para o Sagrado coração de Jesus. A verdade é que toda essa idiossincrasia não fora imbuída de vãs conjecturas, mas em sua simplicidade expira a mais exímia verdade. É Maria o canal de todas as graças, e também a graça de estarmos no coração de Jesus dá-se por Ela.
      A devoção ao Sagrado Coração de Jesus nasce ao pé da Cruz, do lado transpassado pela lança que faz verter a mais pura água e o mais Santo sangue como fonte de misericórdia para nós, verdadeiros testemunhos de Cristo juntamente com o Espírito Santo, como bem nos coloca o apóstolo João em sua primeira carta:
                   “Este é aquele que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo[...] 7Portanto, são três que dão testemunho: 8 o Espírito, a água e o sangue, e os três estão de acordo entre si.”[1]
      Lança mesma que transpassou a alma de Nossa Senhora, como havia profetizado Simeão[2] quando fora Maria apresentar o Menino no templo, e certamente seu coração, que se dilacerava em silêncio. Toda a dor que o Filho não pôde mais sentir, porque já havia morrido, foi a Mãe quem sentiu, quando o soldado atravessou com a lança o coração de Jesus. A Mãe que é símbolo de verdadeira comunhão com o Filho, não poderia deixar de ter participação neste momento limiar de nossa vida como Igreja (água) e Unidade perfeita, pelo sacramento da Eucaristia (sangue). Foi também de seu coração que jorrou a água e sangue, síntese de nossa Redenção.
      Jesus nos convida, em Mt 11,28, a entrarmos em seu coração. Jesus chama para si cada um de nós, mas não como altaneiros a Ele, e sim como pertencentes a Ele, que voltemos de onde provimos, ao seu coração:
                                      “28Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso.”

      O que ele quer de nós é o desprender-se, deixar que seja Ele o Senhor de nossas vidas, não nós os senhores. Atente: “E eu lhes darei descanso”, Jesus é a Verdade, por isso creia em sua promessa, basta irmos a Seu coração e encontraremos descanso. Somente uma vez em todo o Evangelho Jesus nos fala direta e especificamente de seu coração:
                                      “29Carreguem minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas vidas”.[3](grifei)   
       159 vezes a palavra coração é mencionada no Novo Testamento (coração= centro da vida e personalidade humana), mas é somente neste trecho que Jesus nos fala diretamente de seu coração. Vejam o coração de Jesus é o centro de todo o Evangelho, a Trindade possui um só coração e este é o coração de Jesus.


       O mesmo convite que Cristo nos faz nesta passagem, Maria já havia aceitado bem antes de nós: “Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.”[4], nesse momento Maria entrega-se totalmente a Deus, totalmente a Jesus, de modo que é no coração de Jesus que Ela encontra seu descanso, ou seja, seu coração é manancial da mesma mansidão do coração da Trindade. São Luís Maria de Montfort em seu livro Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria, nos diz:
                             “Maria é a fonte selada e a esposa do Espírito Santo, onde só Ele tem entrada. Maria é o Santuário e o Repouso da Santíssima Trindade, onde Deus está mais magnífica e divinamente que em qualquer outro lugar do universo, sem excetuar a sua morada acima dos querubins e serafins. Neste santuário nenhuma criatura, por mais pura que seja, pode entrar, a não ser por grande privilégio.”(grifos originais)[5]
      Ora se é Maria o Santuário e Repouso da Santíssima Trindade é o seu coração, em nítida comunhão com o coração da Trindade, via indiscutível ao Coração de Jesus.“Ela deu Jesus ao mundo uma primeira vez, e há de fazê-lo resplandecer também segunda vez.”[6]
      Façamos, então meus irmãos, como Santa Teresinha, que com fiel confiança na Virgem Mãe de Deus pronunciou - Mãe, eu sou mais feliz que Vós, porque Vós não tendes uma mãe, que vos ame como vós me amais – cientes de seu amor, somos sim, privilegiados, porque é a seus amados que a Virgem abre seu coração, porta para o Céu, porta para o Coração de Jesus.
Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará!”(Fátima)

Abaixo colocamos as orações: a Nossa Senhora do Sagrado Coração e ao Sagrado Coração de Jesus. Faça-as com toda a certeza de que será levado ao Coração de Jesus e esperando, confiando; porque é Ele o nosso Refúgio.

Oração a Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus
Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus, do poder sem limites que vosso divino Filho vos tem dado sobre Seu adorável Coração.
Cheios de confiança em vossos méritos, vimos implorar a vossa proteção, ó soberana Senhora do Sagrado Coração de Jesus, cujo Coração, fonte inesgotável de todas as graças, podeis abrir segundo vosso desejo, para que desçam sobre os homens todos os tesouros de amor e misericórdia, de luz e salvação, que encerra em si.
Nós vos suplicamos: Concedei-nos a graça que com fervor vos pedimos. Não podemos deixar de contar convosco, porque sois nossa Mãe. Ó Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus, acolhei com bondade nossas súplicas e dignai-vos ouvi-las.
Amém.[7]
Oração ao Sagrado Coração de Jesus
Lembrai-vos, ó dulcíssimo Jesus, que nunca se ouviu dizer que alguém, recorrendo com confiança ao Vosso Sagrado Coração, implorando a Vossa divina assistência e reclamando a vossa divina misericórdia, fosse por Vós abandonado. Possuído, pois, e animado da mesma confiança. Ó Coração Sagrado de Jesus, rei de todos os corações, recorro a Vós, e me prosto diante de Vós. Meu Jesus, pelo Vosso precioso testemunho de sangue e pelo amor de vosso divino Coração, vos peço não desprezeis minhas suplicas, mas ouvi-as favoravelmente e dignai-vos atender-me. Amém
 [1] 1Jo 5,1-12.
[2] Lc 2, 33-35.
[3] Mt 11,29.
[4] Lc 1,38.
[5] MONTFOT, São Luís Maria de. Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria. Página 22.
[6] MONTFOT, São Luís Maria de. Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria.Pg.25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natividade de São João Batista: o maior dos profetas

A natividade de  São João Batista  é  uma solenidade muito importante no ano litúrgico, porque nesse dia lembramos o maior dos profetas, com...