22 de jun. de 2017

Imagem do Sagrado Coração de Jesus - Significados e Simbolos

A imagem do Sagrado Coração de Jesus é a representação de uma revelação divina feita pelo próprio Jesus Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque.

Em um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, Santa Margarida teve uma visão de Jesus, da forma como vemos nas imagens do Sagrado Coração de Jesus pedindo para que ela começasse a divulgar esta devoção, tratando-se de uma imagem de origem divina com significados profundos e maravilhosos.

O Coração fora do peito

Na imagem do Sagrado Coração de jesus, o primeiro símbolo que salta aos nossos olhos é o coração fora do peito de Jesus, que deu sua vida por todos nós. Sendo essa a maneira denos mostrar o quanto nos ama, como disse o próprio jesus “Eu amo você. Meu coração bate forte por você”. Pois o próprio Jesus disse: ‘Não há amor maior que dar a vida por quem se ama”.
A imagem do Sagrado Coração de Jesus é uma maneira dele Cristo nos mostrar seu amor infinito de maneira pessoal para cada um.’

Os espinhos

A imagem do Sagrado Coração de Jesus possui uma representação dos espinhos que cercam o coração, representando que toda vez que somos indiferentes a este amor e ao sacrifício nós machucamos este coração. Assim como um amor que não é correspondido e causa sofrimento. Mais do que causar sofrimento, ao negarmos o amor de Cristo nós pecamos, pois estamos indiferentes ao sacrifício feito por nós.

Os gestos com as mãos

Outra representação que nos chama a atenção na imagem do Sagrado Coração de Jesus são os gestos feitos com suas mãos, sendo a mão esquerda apontando para seu coração, e a mão direita nos convidando a nos aproximarmos. Com estes gestos Cristo está nos dizendo: “Olhe para o meu coração, olhe para o meu amor, por você e venha até mim”, sendo mesmo ele quem disse em Mateus 11,29: "Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas".

As chagas

As chagas de Cristo são visíveis na imagem do Sagrado Coração de Jesus, nos relembrando que ele assumiu sofrer por nós ao ser pregado na cruz, sendo mais uma forma de jesus mostrar seu grande amor por todos nós.

O manto vermelho e a túnica branca

Na imagem do Sagrado Coração de Jesus ele vem até nós vestido com uma túnica vermelha que nos lembra o amor vivo de Deus, o fogo do Espírito Santo que nos preenche por completo, porém também nos lembra mais uma vez o sangue do sofrimento de Jesus.
Já a túnica branca nos lembra sua bondade, santidade, e a pureza de coração do nosso senhor Jesus Cristo.

Fonte: http://www.nossasagradafamilia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natividade de São João Batista: o maior dos profetas

A natividade de  São João Batista  é  uma solenidade muito importante no ano litúrgico, porque nesse dia lembramos o maior dos profetas, com...