8 de fev. de 2014

Os inimigos da nossa santificação

reinemos no exercício sobrenatural do domínio próprio


Temos à nossa espreita um inimigo poderoso, que se opõe ao nosso desejo de encarnar com perfeição a doutrina de Cristo: a soberba, que cresce quando não procuramos descobrir, depois dos fracassos e das derrotas, a mão benfazeja e misericordiosa do Senhor. Então a alma enche-se de penumbras - de triste escuridão -, e julga-se perdida. E a imaginação inventa obstáculos que não são reais, que desapareceriam se os encarássemos simplesmente com um pouco de humildade.
A soberba e a imaginação levam às vezes a alma a enveredar por tortuosos calvários; mas nesses calvários.

Outro inimigo hipócrita da nossa santificação: pensar que esta batalha interior tem que se dirigir contra obstáculos extraordinários, contra dragões que respiram fogo. É mais uma manifestação de orgulho. Queremos lutar, mas estrondosamente, com clamores de trombetas e tremular de estandartes.

Devemos convencer-nos de que o maior inimigo da rocha não é a picareta ou o machado, nem o golpe de qualquer outro instrumento, por mais contundente que seja: é essa água miúda, que se infiltra, gota a gota, por entre as fendas do penhasco, até arruinar a sua estrutura. O maior perigo para o cristão é desprezar a luta nessas escaramuças que calam pouco a pouco na alma, até a tornarem frouxa, quebradiça e indiferente, insensível aos apelos de Deus.

Ouçamos o Senhor, que nos diz: Quem é fiel no pouco, também o é no muito, e quem é injusto no pouco, também o é no muito. É como se Ele nos lembrasse: luta a cada instante nos detalhes aparentemente pequenos, mas grandes aos meus olhos; cumpre com pontualidade o dever; sorri a quem precise, ainda que tenhas a alma dorida; dedica sem regateios o tempo necessário à oração; acode em auxílio dos que te procuram; pratica a justiça, ampliando-a com a graça da caridade.

São estas e outras semelhantes as moções que sentiremos cada dia dentro de nós, como um aviso silencioso para que nos treinemos no desporto sobrenatural do domínio próprio. Que a luz de Deus nos ilumine e nos leve a perceber as suas advertências; que nos ajude a lutar, que esteja ao nosso lado na vitória; que não nos abandone na hora da queda, porque assim nos encontraremos sempre em condições de nos levantarmos e de continuar combatendo.

Não podemos parar. O Senhor pede-nos uma luta cada vez mais rápida, cada vez mais profunda, cada vez mais extensa. Estamos obrigados a superar-nos, porque, nesta competição, a única meta é chegar à glória do céu. E se não chegarmos ao céu, nada terá valido a pena.

(Trecho extraído do livro de homilias: "É Cristo que passa")
São Josemaria  Escrivá

Ser sal, ser luz... (Reflexão do Evangelho)

Liturgia deste Domingo ano (A) 
Dia: 09/02/14  5° Domingo Comum 

1° Leitura: Is 58, 7-10
Sl 111(112)
2° Leitura: 1Cor 1-5 
Evangelho: Mt 5, 13-16


Hoje, no Evangelho, escutamos umas frases de Jesus que nos são velhas conhecidas, tão velhas, que correm o risco de não significarem muita coisa: “Vós sois o sal da terra; vós sois a luz do mundo” – diz-nos o Senhor! Pois bem, com unção e humildade, como se escutássemos pela primeira vez, ouçamos, procuremos compreender e acolhamos essas afirmações, para encontrarmos nelas a Vida e vivermos de verdade!

“Vós sois o sal da terra!” O sal, na Escritura, aparece como o elemento que dá sabor, purifica e conserva, tornando perenes e duradouros os alimentos... Daí a expressão “aliança de sal”, isto é,“uma aliança perene aos olhos do Senhor” (Nm 18,19). Por causa dessa pureza e perenidade, é que Israel deveria ajuntar o sal a toda oferta que fizesse ao Senhor Deus: “Salgarás toda a oblação que ofereceres, e não deixarás de pôr na tua oblação sal da aliança de teu Deus; a toda a oferenda juntarás uma oferenda de sal a teu Deus” (Lv 2,13). Pois bem, irmãos caríssimos, vós sois o sal que dá sabor, pureza e conservação ao mundo diante de Deus! Sois a pitadinha de sal que torna o mundo uma oferenda agradável e aceitável ao Senhor! Sois tão pequenos, tão poucos, tão frágeis, tão impotentes, tão tolos; sois e sereis sempre “pequeno rebanho” (Lc 12,32)! Lembrai-vos da palavra da Escritura santa: “Entre vós não há muitos sábios de sabedoria humana nem muitos poderosos nem muitos nobres... Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido, para assim confundir o que é forte; Deus escolheu o que o mundo considera sem importância e desprezado, o que não tem nenhuma serventia, para, assim, mostrar a inutilidade do que é considerado importante... É graças a Ele que vós sois em Cristo..” (1Cor 1,26-31). Sim, sois essa pitadinha de nada, esse tico desprezível de sal. E, no entanto, sois o sabor, a purificação, a conservação da aliança entre Deus e o mundo! Sois, em Cristo Jesus, o povo sacerdotal! E o sois por graça, graça de Deus: “É graças a Ele que vós sois em Cristo!” Graças a Ele que em Cristo vos chamou, sois cristãos! Nunca esqueçais: ninguém nasce cristão, ninguém nasce na plenitude da adoção filial! É por graça de Deus, por pura graça que sois de Cristo, sois em Cristo, Nele incorporados pelo Batismo e a Eucaristia – sois cristãos! Não merecíeis, não fizestes nada para ter mérito nesta graça imensa: ser cristão! Por isso, a nós, o Senhor ordena: “Tende sal em vós mesmos” (Mc 9,50); em outras palavras: uni-vos a Mim, ao Meu sacerdócio, à Minha vida entregue ao Pai como amor que se entrega para a vida do mundo! Lembremo-nos do conselho de São Paulo: “Exorto-vos, portanto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a que ofereçais vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: esse é o vosso culto espiritual. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa mente, a fim de poderdes discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito” (Rm 12,1-2). Era este o significado daquela pitadinha de sal que o sacerdote colocou nos nossos lábios no momento do nosso Batismo, quando nos tornamos membros do Povo da aliança, povo sacerdotal, que é a Igreja. Colocando-nos o sal, ele recordou as palavras de Jesus: “Vós sois o sal da terra!” No entanto, não nos iludamos: somente seremos sal, se permanecermos unidos a Cristo! Sem Ele, seremos insípidos, seremos como o mundo, sem sabor e para nada serviremos, “senão para sermos jogados fora e pisados pelos homens”.

“Vós sois a luz do mundo!” – Que afirmação impressionante! Um só é a luz: Aquele que disse de Si próprio: “Eu sou a luz do mundo!” (Jo 8,12). Como pode, então, dizer agora que nós somos luz? Escutemos: “Eu sou a luz do mundo; quem Me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida!” (Jo 8,12). Eis: se em Cristo – e somente Nele – somos sal da aliança selada na cruz, também somente na Sua luz, seguindo Seus passos, tornamo-nos luz. É isso que nos afirma o Apóstolo:“Outrora éreis treva! Agora, sois luz no Senhor! Andai como filhos da luz!” (Ef 5,8). Por nós mesmos não somos sal, mas insípidos; por nós mesmos não somos luz, mas trevas tenebrosas! Mas, em Cristo, damos sabor ao mundo e somos reflexos da luz do Senhor! Não somos luz, mas iluminados pela luz de Cristo, refletiremos a luz sobre o mundo tenebroso, como a lua que, sem ter luz própria, mas iluminada pela luz do sol, ilumina de modo belíssimo a noite escura; e isto vale para cada um de nós, isto vale para a Igreja inteira!

Portanto, meus caros, tenhamos cuidado: somente seremos sal se nos deixarmos salgar pelo Senhor no cadinho da provação e da participação na Sua cruz; somente seremos luz se nos deixarmos iluminar pela luz fulgurante que brota da Sua cruz! Que o cristão não busque outro sal ou outra luz, a não ser o Cristo e Cristo na Sua humildade, na Sua pobreza, no Seu serviço, na Sua disponibilidade total em relação ao Pai: “Não julguei saber coisa alguma entre vós, a não ser Jesus Cristo, e Este, crucificado!” Aquilo que passa da cruz do Senhor, que foge da cruz do Senhor, que procura outro caminho e outra lógica, que não a da cruz que conduz à ressurreição, não salga e não ilumina! Então, que brilhe a luz de Cristo em nossa vida e em nossas obras! Que o nosso modo de viver dê novo sabor a este mundo tão insosso pelo pecado – vede no mundo atual, com seu modo de pensar, de agir, de viver: quanta treva, quanta insipidez, quanto velho gosto da velha podridão do velho pecado! Se no nosso modo de viver formos sal e luz, cumprir-se-á em nós a palavra do Profeta: “Então, brilhará tua luz como a aurora e a glória do Senhor te seguirá!”


Eis a nossa missão, eis a nossa vocação, eis a ordem que o Senhor nos dá! Agora, compete a nós! Como nos perguntava Paul Claudel, poeta francês, convertido a Cristo na metade do século XX: “Ó vós, cristãos, que tendes a luz, que fazeis com essa luz?” Ó irmãos, ó irmãs! “Brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus!” Que o Senhor no-lo conceda por Sua graça. Amém!

Fonte: http://visaocristadomhenrique.blogspot.com.br/




Francisco encontra fiéis do Sri Lanka: "Só a reconciliação traz a esperança". "Acolho o convite para visitar vosso país"

 2014-02-08

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco recebeu em audiência, no final da manhã deste sábado, na Basílica vaticana, um grupo de peregrinos da Comunidade do Sri Lanka presente na Itália, que participou da Santa Missa celebrada pelo Cardeal Malcolm Ranjith junto com outros Bispos do país. 

Em sua saudação aos fiéis cingaleses, que recordam o 75° aniversário da Consagração do Sri Lanka a Nossa Senhora, o Papa destacou que, na época, o conflito mundial causava graves consequências à humanidade; portanto, eles não podiam ter feito escolha melhor que recorrer a um ato de Consagração à Mãe de Deus, que sempre defende seus filhos dos perigos.

E agradecendo ao Cardeal Ranjith pelo convite de visitar o Sri Lanka disse: "Eu acolho este convite e acredito que o Senhor nos dará a graça!".

Em 1940, durante as dramáticas circunstâncias da Guerra Mundial, o então arcebispo de Colombo, Dom Jean-Marie Masson, prometeu construir um santuário em honra de Nossa Senhora, em Tewate, no Sri Lanka. E o Santo Padre ponderou:

Queridos irmãos e irmãs, Nossa Senhora está sempre ao nosso lado, nos olha com amor materno e nos acompanha sempre em nosso caminho. Não hesitem em recorrer a ela em todas as necessidades, sobretudo quando sentimos o peso da vida, com todos os seus problemas”.
A sua Pátria, disse ainda o Pontífice aos cingaleses, é chamada “Pérola do Oceano Índico” pelas suas belezas naturais e a sua conformação. Dizem que “a pérola é formada com as lágrimas da ostra”. E o Papa explicou: 

“Infelizmente, muitas lágrimas foram derramadas nos últimos anos, por causa dos conflitos internos, que provocaram tantas vítimas e incontáveis prejuízos. Não é fácil, eu sei, curar as feridas e colaborar com o adversário de ontem para construir juntos o amanhã, mas é o único caminho que nos dá esperança de futuro, esperança de desenvolvimento e esperança de paz. Por isto, vos asseguro que tendes um lugar especial na minha oração. Suplico ao Senhor para vos dar o dom da paz e da reconciliação, e de ajudar-vos na tentativa de assegurar um futuro melhor para todos os habitantes do Sri Lanka”.
O Bispo de Roma concluiu seu breve pronunciamento aos peregrinos cingaleses assegurando-lhes suas orações, a fim de que o Senhor possa conceder o dom da paz e da reconciliação aos habitantes do Sri Lanka, para que tenham um futuro melhor, com a proteção materna de Maria. (MT)


Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va

Como entender que a Igreja não erra?

Todos os domingos o católico professa sua fé dizendo crer na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica, “esses quatro atributos, inseparavelmente ligados entre si, indicam traços essenciais da Igreja e da sua missão. A Igreja não os confere a si mesma; é Cristo que, pelo Espírito Santo, concede à sua Igreja que seja una, santa, católica e apostólica, e é ainda Ele que a chama a realizar cada uma destas qualidades”, assim ensina o Catecismo da Igreja Católica em seu número 811.
Atualmente virou moda afirmar que a Igreja é “santa e pecadora”. Esse pensamento não poderia ser mais errôneo. A Igreja é santa e imaculada, contudo, os seus membros são pecadores.Para explicar essa afirmação o Catecismo, por meio de um discurso do Papa Paulo VI, diz que:
"827.A Igreja «é santa, não obstante compreender no seu seio pecadores, porque ela não possui em si outra vida senão a da graça: é vivendo da sua vida que os seus membros se santificam; e é subtraindo-se à sua vida que eles caem em pecado e nas desordens que impedem a irradiação da sua santidade. É por isso que ela sofre e faz penitência por estas faltas, tendo o poder de curar delas os seus filhos, pelo Sangue de Cristo e pelo dom do Espírito Santo»”.
Assim, a Igreja é como um núcleo e cada católico é um membro que pode do núcleo aproximar-se ou afastar-se. Ao aproximar-se da Igreja, o católico é cada vez mais santificado pela Graça que dela emana. Da mesma forma, se livremente o católico decide afastar-se dela, por sua própria responsabilidade, afasta-se da comunhão com o Corpo de Cristo.
A santidade da Igreja é uma realidade que pode ser observada ainda em outros aspectos. Ela tem ainda a característica de ser infalível em matéria de fé. O próprio Cristo cuidou para que assim fosse:
889. Para manter a Igreja na pureza da fé transmitida pelos Apóstolos, Cristo quis conferir à sua Igreja uma participação na sua própria infalibilidade, Ele que é a Verdade. Pelo «sentido sobrenatural da fé», o povo de Deus «adere de modo indefectível à fé», sob a conduta do Magistério vivo da Igreja.”
Trata-se, portanto, de um rebanho que há de permanecer fiel à Igreja mesmo sob tribulações. Não se trata de quantidade, mas sim de qualidade. De pessoas comprometidas com a fé, unidas à vida da graça, àquela santidade e santificação promovida pela união com o Corpo de Cristo. Estes serão os indefectíveis na fé, que responderão à pergunta: “mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?” (Lucas 18,8)
 Fonte: http://padrepauloricardo.org/


COMO SER PURO EM UM MUNDO EROTIZADO?

Um dos maiores desafios do jovem cristão é viver corretamente a sua sexualidade, principalmente quando faz parte de um mundo no qual os valores são postos de lado e há uma busca desenfreada pelo prazer. Não é fácil suportar tamanha pressão dos amigos e da mídia, mas quem consegue “segurar a onda”, percebe o quando vale a pena.
A sexualidade é algo belíssimo, deixada por Deus para ser vivida de maneira responsável. O problema começa quando a busca pelo prazer deixa de ser saudável e passa a consumir uma energia desnecessária. É o jovem quem diz não querer perder tempo e decide-se por viver o sexo sem freios, colocando-se num situação em que tudo é permitido e nenhuma responsabilidade é assumida.
Ninguém consegue se realizar como ser humano enquanto coloca os desejos da carne acima das necessidades do espírito. Os desejos sexuais, embora sendo algo belíssimo, não são saciados se deles se abusam. Os desejos espirituais, ou seja, a busca de Deus e das coisas santas, saciam-se com a procura constante. Se não soubermos equilibrar os desejos, não seremos serenos nestes últimos.

Todo jovem sonha ser feliz, mas ninguém consegue ser realmente feliz enquanto não se disciplina no uso das funções deixadas pelo Senhor. Se eu compro um carro projetado para andar na estrada e tento andar com ele na água, certamente estarei fazendo mal uso dele, e os resultados danosos não tardarão aparecer. Assim acontece também com nossa sexualidade: se for mal usada, afetará outras áreas de nossa vida.
Quem quer ser puro e viver bem sua sexualidade precisa disciplinar-se no olhar, no ouvir e no falar. Somos constantemente bombardeados por sons, imagens e leituras que nos incentivam à vivência incorreta da sexualidade, como se isso fosse vantajoso para nós. Esta mentalidade pagã, que se dissemina feito um vírus em nossa sociedade, não é garantia de felicidade eterna, mas de um prazer momentâneo, o qual, muitas vezes, deixa dor e ressentimento quando se vai.
“Quem quer ser puro e viver bem sua sexualidade precisa disciplinar-se no olhar, no ouvir e no falar”
A pureza não é uma fuga covarde das tentações, já que não é isso que pedimos ao Pai na oração ensinada por Jesus. Ser puro é viver num mundo erotizado e não se deixar contaminar por ele. Sabemos que as tentações vêm – elas sempre vêm! -, mas o jovem que está em sintonia com Deus não se apequena diante delas. E, mesmo que uma vez ou outra seja vencido por alguma, não se sente um derrotado, pois sabe que sempre lhe é dada uma nova oportunidade de lutar até vencer.
A psicologia nos ensina a sublimação dos desejos. A religião nos mostra que Deus supre nossas carências. Ninguém precisa se esconder do mundo e das pessoas temendo não suportar a pressão. Quanto mais se luta para viver bem a sexualidade, mais forte e maduro psicologicamente o jovem se torna. Suas quedas servirão de impulso para o acerto e, em pouco tempo, será também seta a direcionar outros jovens.
Sempre é tempo de mudar o leme do barco e remar para novas águas. O jovem que quer viver bem sua sexualidade precisa se decidir a abandonar tudo e todos que não lhe ajudam nesse processo e buscar tudo e todos que possam ajudá-lo. Certamente, há muita gente boa que acredita no uso sadio e correto da sexualidade. E são essas pessoas que devo enxergar como espelho, pois são elas que estão no caminho escolhido e traçado por Deus para o jovem que quer ser feliz. Você aceita o desafio?
Texto Paulo Franklin

Fonte: ore at: http://destrave.cancaonova.com/como-ser-puro-em-um-mundo-erotizado/#sthash.akVwoRji.dpuf

Pe. Lombardi: documento da Comissão ONU sobre menores é anômalo, apresenta limites e vai além de suas competência.

 2014-02-07 



As polêmicas não dão sinal de arrefecimento após a publicação, quarta-feira passada em Genebra, na Suíça, das observações conclusivas da Comissão da ONU para os Direitos da Infância sobre a Santa Sé. A esse propósito, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, se pronunciou com uma nota.

Um documento com graves limites, que não levou adequadamente em consideração os dados fornecidos pela Santa Sé, e que, ao invés, deu muito mais atenção a Ongs bastante conhecidas, preconceituosamente contrárias à Igreja Católica e incapazes de reconhecer o que foi feito.

É bastante dura a crítica de Pe. Lombardi às observações da Comissão da ONU, que – observa – parecem ter sido escritas antes do encontro com os representantes vaticanos. Poucas ou nenhuma outra instituição – pontua com veemência o religioso jesuíta – fez o que a Santa Sé tem feito nestes anos em favor da proteção dos menores.

Ademais, a Comissão foi além de suas competências, interferindo nas posições doutrinais e morais da Igreja, dando indicações sobre o aborto, contracepção, educação nas famílias e com uma visão ideológica da sexualidade.

É também grave a incompreensão sobre a natureza específica da Santa Sé, que, no entanto, foi detalhadamente explicada nos 20 anos de adesão à Convenção dos direitos da infância. Não é capaz de entender ou não quer entender? – pergunta-se Pe. Lombardi.

Em seguida, o porta-voz vaticano define totalmente anômala a atenção reservada pela Comissão à Santa Sé, quando comumente são escassos os relatórios sobre outros países onde os problemas dos direitos humanos e da infância são notoriamente graves. Não por acaso – ressalta –, jamais se ouve falar sobre esses relatórios.

Neste caso, ao invés, a iniciativa da Comissão da ONU obteve uma atenção midiática injustamente nociva. Não se trata de confronto entre ONU e Vaticano – precisa Pe. Lombardi.

As Nações Unidas são uma realidade muito importante para a humanidade de hoje. Todavia, sem querer atribuir à ONU o ocorrido, é preciso também dizer que na opinião comum as Nações Unidas carregam as conseqüências negativas de seu feito, para além de suas competências, de uma Comissão que a ela pertence e que recebeu, de várias partes, tão numerosas críticas graves e fundadas.

A Santa Sé tomará suas ulteriores posições sem pretender esquivar-se de um diálogo autêntico, dos procedimentos previstos, com abertura às críticas justificadas, mas o fará com coragem e decisão, sem timidez.

Portanto – conclui Pe. Lombardi –, procuremos reencontrar o plano correto do compromisso em favor do bem das crianças. (RL)



Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va

Francisco: "Cristãos não ajam como privilegiados"

 2014-02-07


Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco se inspirou no martírio de São João Batista em sua reflexão na homilia da missa matutina, na Casa Santa Marta.

O verdadeiro cristão é como o Batista: segue o caminho da humildade sem se apropriar da profecia. A liturgia desta sexta-feira, 7, narra que Herodes mandou matar João para contentar a amante Herodíades e os caprichos de sua filha. “João, observou o Papa, é um homem que viveu pouco, teve pouco tempo para anunciar a Palavra de Deus e terminou mal sua vida, na corte de Herodes”: 

Quando existe corte, tudo é possível: corrupção, vícios, crimes. As cortes favorecem estas coisas. João Batista anunciou o Senhor com firmeza, exortando todos a se converter. Era um homem forte, e mesmo que tenha lhe sido dada a possibilidade de dizer “Eu sou o Messias”, ele nunca se apropriou da autoridade moral de Jesus, esta foi a primeira grande coisa que fez”.

“Quando os fariseus, os doutores, lhe perguntaram se ele era o Messias, ele disse que não. No momento da tentação e da vaidade, ele foi claro, não roubou o título: este ‘homem de verdade’ fez esta segunda grande coisa, não roubou a dignidade”. E a terceira coisa que João Batista fez foi ‘imitar Jesus Cristo’, principalmente se rebaixando: João se humilhou, se rebaixou até a morte. Morreu como um infrator, ladrão, criminoso na cruz. Francisco advertiu que os cristãos têm muito que refletir: 

João também teve seu ‘jardim das oliveiras’, sua angústia na prisão, quando pensava que havia errado e seu coração estava nas trevas. Aquela escuridão da alma, a mesma sentida pela Beata Teresa de Calcutá! A mulher que todos louvavam, a vencedora do Nobel!”

“João é o ícone do discípulo – disse o Papa – onde está a fonte desta atitude de discípulo? Em um encontro – respondeu. O Evangelho nos fala do encontro de Maria e Isabel, quando João exultou de alegria no ventre de Isabel. Aquele encontro o transformou em discípulo”. Assim, o Papa concluiu a homilia colocando aos presentes as seguintes questões: 

Questionemo-nos sobre o nosso discipulado: nós anunciamos Jesus Cristo? Aproveitamos da nossa condição de cristãos como se fosse um privilégio? Caminhamos na estrada de Jesus Cristo? Na estrada da humildade, da humilhação, do rebaixamento, do serviço? E quando me encontrei com Jesus, o encontro me encheu de alegria? Devemos voltar ao encontro, à primeira Galileia do encontro; reencontrar o Senhor e prosseguir com Ele neste caminho”.




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7 de fev. de 2014

07 de Fev São Ricardo – Padroeiro da Família

Exemplo de santidade para os filhos e todos que estavam a sua voltaSão Ricardo - Padroeiro da Família
Nasceu na Inglaterra, no século VII e teve três filhos que também foram reconhecidos pela Igreja como santos. Ao descobrir a sua vocação para a vida matrimonial, quis ser santo, mas também quis que seus filhos o fossem, formando uma família santa para Deus. Ele fez, diariamente, a sua opção, porque a santidade passa pela adesão da nossa liberdade. Somos livres, somos todos chamados a canalizar a nossa liberdade para Deus, o autor da verdadeira liberdade. O santo inglês quis fazer uma peregrinação juntamente com os seus filhos chamados Winebaldo, Wilibaldo e Walberga. Mas, ao saírem da Inglaterra rumo à Terra Santa, passaram por Luca, norte da África, onde São Ricardo adoeceu gravemente e faleceu no ano de 722. Para os filhos, ficou o testemunho, a alegria do pai, a doação, o homem que em tudo buscou a santidade; não apenas para si, mas para os outros e para seus filhos. São Bonifácio, parente muito próximo, convocou os filhos de São Ricardo para a evangelização na Germânia. Que linda contribuição! Walberga tornou-se abadessa; Wilibaldo, Bispo e Winebaldo fundou um mosteiro. Todos eles, como o pai, viveram a santidade. São Ricardo foi santo no seu tempo. De família nobre, viveu uma nobreza interior, que precisa ser a de todos os cristãos; aquela que muitos podem nem perceber, mas que Deus está vendo. Os frutos mais próximos que podemos perceber na vida desse santo são seus filhos que, assim como o pai, também foram santos. Ele quis ser santo e batalhou para sê-lo como Nosso Senhor Jesus Cristo foi, é e continuará sendo. Sejamos santos. São Ricardo, rogai por nós!

A decisão de ser feliz!

“A alegria abre, a tristeza fecha o coração.”

São Francisco de Sales


Quem decide se você será feliz hoje? O que você responderia?. Não pense muito, existe somente uma possibilidade! Qual? Você tem o poder para decidir sobre a sua felicidade e infelicidade.
Há muito tempo li uma estória interessante sobre este tema. Uma pessoa foi convidada para participar de um programa famoso de televisão. Chamava atenção o brilho de alegria dos seus olhos. A cada resposta encantava a platéia com suas palavras cheias de entusiasmo e confiança. Também sabia provocar muitos risos.
Quase no final da entrevista o apresentador perguntou: “Qual é o segredo de tanta felicidade?”. O rosto do homem se iluminou todo, e com um grande sorriso respondeu: “ Não existe segredo algum! Todos os dias, desperto com o propósito de ser feliz! Qualquer pessoa com um pouco de bom senso, vai escolher ser feliz. Eu sou uma delas.”
Quem sabe você imagina serem estas palavras fora da realidade. Afinal, a vida é cheia de surpresas. Não tiro a sua razão de pensar assim. Não temos controle sobre o bem e o mal. Porém, está à nossa disposição o modo de reagir. Nunca se esqueça: a felicidade é um aprendizado diário, feito de acertos e erros. No Salmo 117,24 lemos: “Este é o dia que o Senhor fez: seja para nós dia de alegria e de felicidade.” O salmista esta afirmando: todos os dias, criados por Deus, são a oportunidade para sermos felizes. Deus nos criou para a felicidade. Para se tornar realidade depende unicamente de nós. A felicidade não esta sujeita a pessoas, circunstâncias ou coisas.
A felicidade é uma decisão: “Este é o dia que o Senhor fez para mim: dia para eu ser feliz!” Você é quem determina qual será a influência das mais diferentes circunstâncias do dia. Se você somente vê o lado ruim de todas as coisas, nunca nada estará bem em sua vida. Se esta sempre se queixando das pessoas, nunca se dará com elas. E o pior será um fabricante de infelicidade para si e para os outros.
Os problemas da vida tem um poder muito forte de influência em nosso estado de espírito. Daí a importância da atitude interior para não se deixar contaminar pelo lado negativo dos fatos. Não existe uma fórmula para ser feliz. A primeira coisa é educar os pensamentos, para que possam se render à certeza do propósito de Deus: “Este é o dia que o Senhor fez: seja para nós dia de alegria e de felicidade.”.
Também existem sentimentos capazes de destruir a construção da felicidade. Quais? Por exemplo, a falta de perdão consigo e com os outros. Quantas feridas pessoais e de relacionamento não resolvidas. O resultado é o acumulo de raiva e ressentimentos. Como consequência vem a amargura, e com ela a infelicidade.
Aconteça o que acontecer assuma a determinação de ser feliz e fazer os outros felizes! Não permita que nada impeça você de realizar este propósito. Você pode ser feliz! Deus criou você para a felicidade! Espalhe felicidade! Ajude aos outros serem felizes! Diga não ao mau humor! Sorria mais, e seja gentil com todos! Viva a vida com a leveza da paz e amor de Deus!
Fonte:  
http://blog.pa7.com/

6 de fev. de 2014

A Igreja aceita o celibato dentro do matrimônio?

Resposta da Aleteia à pergunta de uma leitora brasileira



"Eu gostaria de saber se para a Igreja é aceitável o celibato no matrimônio": esta foi a pergunta que nos chegou de uma leitora brasileira.
 
Este questionamento exige um pouco mais de delimitação e esclarecimento. Esclarecimento, porque o termo "celibato" parece não ser exatamente o mais adequado, porque significa renúncia ao matrimônio (pelo reino dos céus). Estamos falando aqui da possibilidade de viver como celibatário sem sê-lo propriamente, ou seja, em uma completa continência.
 
Além disso, se trataria de uma continência por motivos religiosos, e com isso se exclui que se deva a outras causas, como, por exemplo, impotência sexual ou possível contágio de doenças.
 
A questão, na verdade, é muito antiga, e na antiguidade se referia aos sacerdotes. O conceito de celibato sacerdotal é relativamente moderno; o que se questionava nos primeiros séculos não era se o sacerdote deveria ser celibatário, mas sim, no caso de o sacerdote ser casado, se ele deveria viver o que se denominava continência (ou castidade) perfeita.
 
Sem entrar em detalhes, houve de tudo: lugares e momentos em que isso foi exigido, simples recomendações ou épocas em que se ignorava completamente o assunto. Toda esta discussão foi deixada de lado no Ocidente quando o celibato sacerdotal foi imposto. Um dos motivos desta determinação era claro: havia deveres conjugais e familiares a ser cumpridos.
 
Há um texto de São Paulo que nos dá a resposta a esta pergunta: "Não vos recuseis um ao outro, a não ser de comum acordo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e depois retornai novamente um para o outro, para que não vos tente Satanás por vossa incontinência" (1 Coríntios 7, 5).
 
O mais interessante deste texto não são as palavras finais, mas as iniciais. Desde o momento em que contraem matrimônio, há um pertencimento mútuo dos esposos, que transforma essa doação em obrigação de justiça: o débito conjugal.
 
Portanto, não é acertada uma decisão unilateral de abster-se de relações sexuais, pois isso supõe "recusar-se ao outro", privá-lo do que é seu, do que, em justiça, lhe corresponde. Qualquer decisão, neste sentido, deve ser, como explica São Paulo, de comum acordo.
 
Este mesmo capítulo da Carta aos Coríntios contém outra frase que é chave aqui: "Irmãos, cada um permaneça diante de Deus na condição em que estava quando Deus o chamou", ou seja, em sua vocação (versículo 24).
 
Para um cristão, o matrimônio é uma verdadeira vocação. Como tal, é uma missão e um caminho de entrega: ao cônjuge e aos filhos. Então, é um dever assumi-la, com tudo o que ela comporta.
 
Por isso, como princípio, não é aceitável separar-se de tal vocação. É por este motivo também que, no rito latino, as pessoas viúvas são aceitas para o sacerdócio e a vide religiosa, mas em nenhum caso as pessoas casadas, ainda que se comprometam a deixar de viver como tais.

Fonte: http://www.aleteia.org/


O escândalo de uma vida crucificada

A vida crucificada é loucura para os que se perdem, mas para nós é o poder de Deus.


Dentre os inúmeros incômodos causados pelo catolicismo ao pensamento mundano – que encontra espaço até mesmo em alguns que tão somente com os lábios dizem ser católicos – talvez não haja um mais perturbante e irritante que a virgindade ou celibato; de fato, dizer com a vida: “Deus existe, entrego-me a Ele de modo total e indiviso”, é tão ameaçador para os adversários da moral católica quanto para as trevas uma luz brilhar; ademais, a cruz erguida de tal forma diante dos olhos dos infiéis só pode inspirar desprezo, repugnância e, até mesmo, ódio.
Na virgindade “pelo Reino dos Céus” (Mt 19, 12), a cruz brilha em toda a sua grandeza e beleza; pois, aqueles que optaram pela virgindade pertencem, na radicalidade evangélica, a Jesus Cristo e crucificaram a própria carne com suas paixões e seus desejos (Cf. Gl 5, 24). Virgindade que, como observa Josef Pieper, quer dizer muito mais do que o que comumente pensamos a seu respeito:
Não é um fato, mas um ato; não um estado, mas uma opção. A mera integridade, como fato físico, não é o constitutivo formal da virgindade enquanto virtude, ainda que a integridade possa ser o selo e a coroa da castidade vitoriosa. O ato constitutivo da virgindade como virtude é a resolução, expressa ainda mais profundamente no voto, de abster-se das relações sexuais e do prazer correspondente.[1]
Assim, não é uma realidade simplesmente corporal, física, mas é também uma livre atitude espiritual, uma realidade do coração, uma opção livre por seguir o Senhor em seu Amor de Cruz. Com belíssimas e acertadas palavras, ensinou São João Crisóstomo: “A raiz e o fruto da virgindade é a vida crucificada”[2].
A vida crucificada é raiz porque é dela, da vida mortificada e crucificada com Cristo, que vem o ‘sustento’ e a ‘subsistência’, ela é a ‘fonte’ e ‘nascente’, da virgindade; e se olhamos para Aquele que é a Vida (Cf. Jo 14, 6), o Crucificado (Cf. Jo 19, 17-18) – a Vida Crucificada –, vemo-lO como o ‘sustento’, ‘subsistência’, ‘fonte’ e ‘nascente’, por excelência, dessa entrega total de si.
Como fruto, a vida crucificada é o dom, o presente, o deleite da virgindade. A união ao Senhor Crucificado é o anelo da alma desposada com Cristo – “fui crucificado junto com Cristo. Já não sou eu quevivo, mas é Cristo que vive em mim. Minha vida presente na carne, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2, 19-20). Que glória maior há do que essa união crucificada? Jesus é a Vida com as marcas da cruz, o Cordeiro Imolado, mas de pé (Ap 5, 6). A cruz, para nós católicos, “é força de Deus” (1Cor 1, 18; Fl 3, 18-19).
O Papa Francisco, em discurso ao episcopado brasileiro, afirmou com belíssimas palavras: “Mas haverá algo de mais alto que o amor revelado em Jerusalém? Nada é mais alto do que o abaixamento da Cruz, porque lá se atinge verdadeiramente a altura do amor!”[3]. E Bento XVI, magistralmente, ensinou: “A cruz é o ato do ‘êxodo’, o ato do amor, que é tomado a sério até o extremo e que vai ‘até o fim’ (Jo 13, 1), e por isso é o lugar da glória, o lugar do toque autêntico e da união com Deus, que é amor (1Jo 4, 7.16)”[4].
Diante de tamanha grandeza, quem vive a virgindade, celibato, compreende que, além de ser virtude essa vida crucificada, muito mais do que “ter feito um dom”, um grande sacrifício a Deus, é perceber que recebeu um grande dom de Deus[5], uma vocação. E esse grande Dom, só é capaz “de compreendê-lo” aquele “a quem isso é dado” (Mt 19, 11-12)[6].
Compreende-se, assim, o escândalo[7] e a irritação causados pela virgindade àqueles que vivem etsi Deus non daretur (como se Deus não existisse). A virtude e dom da Virgindade desmascara a “cegueira de espírito, [...] o amor desordenado de si mesmo, o ódio a Deus, o apego a esta vida e o horror à futura”[8], próprios daqueles que vivem sob o senhorio da luxúria e levantam seu estandarte; esses, são semelhantes ao demônio que é torturado por essas vidas crucificadas com Cristo e investe de todas as formas para destruí-las.
Contudo, para todos os homens de boa vontade, a Virgindade é um grande presente de Deus, um grande dom. Que também o seja para nós! Que a Virgindade vivida por tantos santos e santas da Mãe Igreja, e ainda hoje por tantos clérigos, irmãos e irmãs de vida consagrada, arranque-nos de nossa luxúria e, assim, cercados por tamanha “nuvem de testemunhas” (Hb 12, 1) e intercessores, abracemos a nossa cruz e sigamos a Jesus.
Fonte: http://padrepauloricardo.org/

"João Paulo II já estava no coração dos jovens do mundo inteiro", afirma oficial do Pontifício Conselho para os Leigos.

 2014-02-06


Cidade do Vaticano (RV) – A Santa Sé divulgou nesta quinta-feira a Mensagem do Papa Francisco para XXIX Jornada Mundial da Juventude, que será celebrada em nível diocesano no Domingo de Ramos, 13 de abril.

O título concentra-se sobre o tema: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu» (Mt 5,3). 

Trata-se da primeira Mensagem que o Papa Francisco dirige aos jovens, inserindo-se na tradição iniciada pelo Beato João Paulo II e prosseguida por Bento XVI por ocasião de cada Jornada Mundial da Juventude. Após a “extraordinária” JMJ vivida no Rio de Janeiro em julho de 2013, o Papa retoma o seu diálogo com os jovens do mundo e apresenta-lhes os temas das três próximas edições do evento, para iniciar o itinerário de preparação espiritual que nos próximos três anos conduzirá à celebração internacional em Cracóvia, no mês de julho de 2016. 

Os temas das três próximas Jornadas Mundiais da Juventude, extraídos das Bem-aventuranças evangélicas, mostram como o Santo Padre considere esta passagem do Evangelho de Mateus um ponto de referência central para a vida dos cristãos, chamados a dela fazer um concreto programa de vida.

Na Mensagem, o Santo Padre recorda aos jovens que o próprio Jesus mostrou o caminho a seguir, encarnando as Bem-aventuranças em toda a sua vida: viver as Bem-aventuranças hoje é para os jovens um verdadeiro e próprio desafio a seguir Jesus indo contra a corrente e testemunhando a sua novidade revolucionária. E porque não é possível ser cristãos e ter uma ideia “pequena” da vida, o Papa exorta os jovens a rejeitar toda oferta de felicidade “a baixo preço”, a encontrar a “coragem da felicidade” autêntica que só Deus pode dar.

O Papa Francisco explica então aos jovens o que significa ser pobres em espírito, entrando no coração do tema da próxima Jornada Mundial da Juventude. O próprio Jesus escolheu uma via de despojamento e de pobreza e o Papa dirige aos jovens o forte convite a imitá-lo, indicando-lhes o exemplo de São Francisco de Assis. Os jovens cristãos são portanto chamados à conversão, a abraçar um estilo de vida evangélico marcado pela sobriedade, pela busca do essencial e pela sobriedade concreta em relação aos pobres. Os pobres, explica de fato o Papa, por um lado são “a carne sofredora” de Cristo que todos somos interpelados a tocar pessoalmente, mas por outro lado podem tornar-se verdadeiros mestres de vida, tendo muitas vezes tanto a oferecer do ponto de vista humano e espiritual. 

Depois disto, o Papa ressalta a ligação profunda entre o tema da JMJ do Rio – “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19) – e a Bem-aventurança dos pobres em espírito. De fato, explica o Papa Francisco, “a pobreza evangélica é condição essencial para que o Reino de Deus se estenda”: muitas vezes brota dos corações mais simples a alegria autêntica que é o próprio motor da evangelização. 

O Santo Padre recorda enfim o trigésimo aniversário da entrega aos jovens da Cruz do Jubileu da Redenção, que se realizará no próximo 22 de abril. “Foi precisamente a partir daquele ato simbólico de João Paulo II que principiou a grande peregrinação juvenil que, desde então, continua a atravessar os cinco continentes”. E o Papa Francisco anuncia aos jovens que após a sua canonização, “acontecimento que enche o nosso coração de alegria”, João Paulo II “será o grande patrono das Jornadas Mundiais da Juventude, de que foi o iniciador e impulsionador”.



Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va

Francisco pede aos jovens a coragem da solidariedade e da sobriedade. E anuncia João Paulo II como Padroeiro das JMJ

 2014-02-06


Cidade do Vaticano (RV) - "Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu": este é o titulo da Mensagem que o Papa Francisco dirige aos jovens para a próxima Jornada Mundial da Juventude, que será celebrada em nível diocesano em 13 de abril.

Confira o texto:
Mensagem do Santo Padre Francisco para a XXIX Jornada Mundial da Juventude
(Domingo de Ramos, 13 de Abril de 2014)
«Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu» (Mt 5, 3)
Queridos jovens, 
Permanece gravado na minha memória o encontro extraordinário que vivemos no Rio de Janeiro, na XXVIII Jornada Mundial da Juventude: uma grande festa da fé e da fraternidade. A boa gente brasileira acolheu-nos de braços escancarados, como a estátua de Cristo Redentor que domina, do alto do Corcovado, o magnífico cenário da praia de Copacabana. Nas margens do mar, Jesus fez ouvir de novo a sua chamada para que cada um de nós se torne seu discípulo missionário, O descubra como o tesouro mais precioso da própria vida e partilhe esta riqueza com os outros, próximos e distantes, até às extremas periferias geográficas e existenciais do nosso tempo.
A próxima etapa da peregrinação intercontinental dos jovens será em Cracóvia, em 2016. Para cadenciar o nosso caminho, gostaria nos próximos três anos de refletir, juntamente convosco, sobre as Bem-aventuranças que lemos no Evangelho de São Mateus (5, 1-12). Começaremos este ano meditando sobre a primeira: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu» (Mt 5, 3); para 2015, proponho: «Felizes os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5, 8); e finalmente, em 2016, o tema será: «Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia» (Mt 5, 7).
1. A força revolucionária das Bem-aventuranças
É-nos sempre muito útil ler e meditar as Bem-aventuranças! Jesus proclamou-as no seu primeiro grande sermão, feito na margem do lago da Galileia. Havia uma multidão imensa e Ele, para ensinar os seus discípulos, subiu a um monte; por isso é chamado o «sermão da montanha». Na Bíblia, o monte é visto como lugar onde Deus Se revela; pregando sobre o monte, Jesus apresenta-Se como mestre divino, como novo Moisés. E que prega Ele? Jesus prega o caminho da vida; aquele caminho que Ele mesmo percorre, ou melhor, que é Ele mesmo, e propõe-no como caminho da verdadeira felicidade. Em toda a sua vida, desde o nascimento na gruta de Belém até à morte na cruz e à ressurreição, Jesus encarnou as Bem-aventuranças. Todas as promessas do Reino de Deus se cumpriram n’Ele. 
Ao proclamar as Bem-aventuranças, Jesus convida-nos a segui-Lo, a percorrer com Ele o caminho do amor, o único que conduz à vida eterna. Não é uma estrada fácil, mas o Senhor assegura-nos a sua graça e nunca nos deixa sozinhos. Na nossa vida, há pobreza, aflições, humilhações, luta pela justiça, esforço da conversão quotidiana, combates para viver a vocação à santidade, perseguições e muitos outros desafios. Mas, se abrirmos a porta a Jesus, se deixarmos que Ele esteja dentro da nossa história, se partilharmos com Ele as alegrias e os sofrimentos, experimentaremos uma paz e uma alegria que só Deus, amor infinito, pode dar. 
As Bem-aventuranças de Jesus são portadoras duma novidade revolucionária, dum modelo de felicidade oposto àquele que habitualmente é transmitido pelos mass media, pelo pensamento dominante. Para a mentalidade do mundo, é um escândalo que Deus tenha vindo para Se fazer um de nós, que tenha morrido numa cruz. Na lógica deste mundo, aqueles que Jesus proclama felizes são considerados «perdedores», fracos. Ao invés, exalta-se o sucesso a todo o custo, o bem-estar, a arrogância do poder, a afirmação própria em detrimento dos outros. 
Queridos jovens, Jesus interpela-nos para que respondamos à sua proposta de vida, para que decidamos qual estrada queremos seguir a fim de chegar à verdadeira alegria. Trata-se dum grande desafio de fé. Jesus não teve medo de perguntar aos seus discípulos se verdadeiramente queriam segui-Lo ou preferiam ir por outros caminhos (cf. Jo 6, 67). E Simão, denominado Pedro, teve a coragem de responder: «A quem iremos nós, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna» (Jo 6, 68). Se souberdes, vós também, dizer «sim» a Jesus, a vossa vida jovem encher-se-á de significado, e assim será fecunda. 
2. A coragem da felicidade
O termo grego usado no Evangelho é makarioi, «bem-aventurados». E «bem-aventurados» quer dizer felizes. Mas dizei-me: vós aspirais deveras à felicidade? Num tempo em que se é atraído por tantas aparências de felicidade, corre-se o risco de contentar-se com pouco, com uma ideia «pequena» da vida. Vós, pelo contrário, aspirai a coisas grandes! Ampliai os vossos corações! Como dizia o Beato Pierjorge Frassati, «viver sem uma fé, sem um património a defender, sem sustentar numa luta contínua a verdade, não é viver, mas ir vivendo. Não devemos jamais ir vivendo, mas viver» (Carta a I. Bonini, 27 de Fevereiro de 1925). Em 20 de Maio de 1990, no dia da sua beatificação, João Paulo II chamou-lhe «homem das Bem-aventuranças» (Homilia na Santa Missa: AAS 82 [1990], 1518).
Se verdadeiramente fizerdes emergir as aspirações mais profundas do vosso coração, dar-vos-eis conta de que, em vós, há um desejo inextinguível de felicidade, e isto permitir-vos-á desmascarar e rejeitar as numerosas ofertas «a baixo preço» que encontrais ao vosso redor. Quando procuramos o sucesso, o prazer, a riqueza de modo egoísta e idolatrando-os, podemos experimentar também momentos de inebriamento, uma falsa sensação de satisfação; mas, no fim de contas, tornamo-nos escravos, nunca estamos satisfeitos, sentimo-nos impelidos a buscar sempre mais. É muito triste ver uma juventude «saciada», mas fraca.
Escrevendo aos jovens, São João dizia: «Vós sois fortes, a palavra de Deus permanece em vós e vós vencestes o Maligno» (1 Jo 2, 14). Os jovens que escolhem Cristo são fortes, nutrem-se da sua Palavra e não se «empanturram» com outras coisas. Tende a coragem de ir contra a corrente. Tende a coragem da verdadeira felicidade! Dizei não à cultura do provisório, da superficialidade e do descartável, que não vos considera capazes de assumir responsabilidades e enfrentar os grandes desafios da vida.
3. Felizes os pobres em espírito…
A primeira Bem-aventurança, tema da próxima Jornada Mundial da Juventude, declara felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. Num tempo em que muitas pessoas penam por causa da crise económica, pode parecer inoportuno acostar pobreza e felicidade. Em que sentido podemos conceber a pobreza como uma bênção?
Em primeiro lugar, procuremos compreender o que significa «pobres em espírito». Quando o Filho de Deus Se fez homem, escolheu um caminho de pobreza, de despojamento. Como diz São Paulo, na Carta aos Filipenses: «Tende entre vós os mesmos sentimentos que estão em Cristo Jesus: Ele, que é de condição divina, não considerou como uma usurpação ser igual a Deus; no entanto, esvaziou-Se a Si mesmo, tomando a condição de servo e tornando-Se semelhante aos homens» (2, 5-7). Jesus é Deus que Se despoja da sua glória. Vemos aqui a escolha da pobreza feita por Deus: sendo rico, fez-Se pobre para nos enriquecer com a sua pobreza (cf. 2 Cor 8, 9). É o mistério que contemplamos no presépio, vendo o Filho de Deus numa manjedoura; e mais tarde na cruz, onde o despojamento chega ao seu ápice. 
O adjectivo grego ptochós (pobre) não tem um significado apenas material, mas quer dizer «mendigo». Há que o ligar com o conceito hebraico de anawim (os «pobres de Iahweh»), que evoca humildade, consciência dos próprios limites, da própria condição existencial de pobreza. Os anawim confiam no Senhor, sabem que dependem d’Ele. 
Como justamente soube ver Santa Teresa do Menino Jesus, Cristo na sua Encarnação apresenta-Se como um mendigo, um necessitado em busca de amor. O Catecismo da Igreja Católica fala do homem como dum «mendigo de Deus» (n. 2559) e diz-nos que a oração é o encontro da sede de Deus com a nossa (n. 2560).
São Francisco de Assis compreendeu muito bem o segredo da Bem-aventurança dos pobres em espírito. De facto, quando Jesus lhe falou na pessoa do leproso e no Crucifixo, ele reconheceu a grandeza de Deus e a própria condição de humildade. Na sua oração, o Poverello passava horas e horas a perguntar ao Senhor: «Quem és Tu? Quem sou eu?» Despojou-se duma vida abastada e leviana, para desposar a «Senhora Pobreza», a fim de imitar Jesus e seguir o Evangelho à letra. Francisco viveu a imitação de Cristo pobre e o amor pelos pobres de modo indivisível, como as duas faces duma mesma moeda.
Posto isto, poder-me-íeis perguntar: Mas, em concreto, como é possível fazer com que esta pobreza em espírito se transforme em estilo de vida, incida concretamente na nossa existência? Respondo-vos em três pontos.
Antes de mais nada, procurai ser livres em relação às coisas. O Senhor chama-nos a um estilo de vida evangélico caracterizado pela sobriedade, chama-nos a não ceder à cultura do consumo. Trata-se de buscar a essencialidade, aprender a despojarmo-nos de tantas coisas supérfluas e inúteis que nos sufocam. Desprendamo-nos da ambição de possuir, do dinheiro idolatrado e depois esbanjado. No primeiro lugar, coloquemos Jesus. Ele pode libertar-nos das idolatrias que nos tornam escravos. Confiai em Deus, queridos jovens! Ele conhece-nos, ama-nos e nunca se esquece de nós. Como provê aos lírios do campo (cf. Mt 6, 28), também não deixará que nos falte nada! Mesmo para superar a crise económica, é preciso estar prontos a mudar o estilo de vida, a evitar tantos desperdícios. Como é necessária a coragem da felicidade, também é precisa a coragem da sobriedade.
Em segundo lugar, para viver esta Bem-aventurança todos necessitamos de conversão em relação aos pobres. Devemos cuidar deles, ser sensíveis às suas carências espirituais e materiais. A vós, jovens, confio de modo particular a tarefa de colocar a solidariedade no centro da cultura humana. Perante antigas e novas formas de pobreza – o desemprego, a emigração, muitas dependências dos mais variados tipos –, temos o dever de permanecer vigilantes e conscientes, vencendo a tentação da indiferença. Pensemos também naqueles que não se sentem amados, não olham com esperança o futuro, renunciam a comprometer-se na vida porque se sentem desanimados, desiludidos, temerosos. Devemos aprender a estar com os pobres. Não nos limitemos a pronunciar belas palavras sobre os pobres! Mas encontremo-los, fixemo-los olhos nos olhos, ouçamo-los. Para nós, os pobres são uma oportunidade concreta de encontrar o próprio Cristo, de tocar a sua carne sofredora. 
Mas – e chegamos ao terceiro ponto – os pobres não são pessoas a quem podemos apenas dar qualquer coisa. Eles têm tanto para nos oferecer, para nos ensinar. Muito temos nós a aprender da sabedoria dos pobres! Pensai que um Santo do século XVIII, Bento José Labre – dormia pelas ruas de Roma e vivia das esmolas da gente –, tornara-se conselheiro espiritual de muitas pessoas, incluindo nobres e prelados. De certo modo, os pobres são uma espécie de mestres para nós. Ensinam-nos que uma pessoa não vale por aquilo que possui, pelo montante que tem na conta bancária. Um pobre, uma pessoa sem bens materiais, conserva sempre a sua dignidade. Os pobres podem ensinar-nos muito também sobre a humildade e a confiança em Deus. Na parábola do fariseu e do publicano (cf. Lc 18, 9-14), Jesus propõe este último como modelo, porque é humilde e se reconhece pecador. E a própria viúva, que lança duas moedinhas no tesouro do templo, é exemplo da generosidade de quem, mesmo tendo pouco ou nada, dá tudo (Lc 21, 1-4).
4. … porque deles é o Reino do Céu
Tema central no Evangelho de Jesus é o Reino de Deus. Jesus é o Reino de Deus em pessoa, é o Emanuel, Deus connosco. E é no coração do homem que se estabelece e cresce o Reino, o domínio de Deus. O Reino é, simultaneamente, dom e promessa. Já nos foi dado em Jesus, mas deve ainda realizar-se em plenitude. Por isso rezamos ao Pai cada dia: «Venha a nós o vosso Reino».
Há uma ligação profunda entre pobreza e evangelização, entre o tema da última Jornada Mundial da Juventude – «Ide e fazei discípulos entre todas as nações» (Mt 28, 19) – e o tema deste ano: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu» (Mt 5, 3). O Senhor quer uma Igreja pobre, que evangelize os pobres. Jesus, quando enviou os Doze em missão, disse-lhes: «Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos; nem alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado; pois o trabalhador merece o seu sustento» (Mt 10, 9-10). A pobreza evangélica é condição fundamental para que o Reino de Deus se estenda. As alegrias mais belas e espontâneas que vi ao longo da minha vida eram de pessoas pobres que tinham pouco a que se agarrar. A evangelização, no nosso tempo, só será possível por contágio de alegria. 
Como vimos, a Bem-aventurança dos pobres em espírito orienta a nossa relação com Deus, com os bens materiais e com os pobres. À vista do exemplo e das palavras de Jesus, damo-nos conta da grande necessidade que temos de conversão, de fazer com que a lógica do ser mais prevaleça sobre a lógica do ter mais. Os Santos são quem mais nos pode ajudar a compreender o significado profundo das Bem-aventuranças. Neste sentido, a canonização de João Paulo II, no segundo domingo de Páscoa, é um acontecimento que enche o nosso coração de alegria. Ele será o grande patrono das Jornadas Mundiais da Juventude, de que foi o iniciador e impulsionador. E, na comunhão dos Santos, continuará a ser, para todos vós, um pai e um amigo. 
No próximo mês de Abril, tem lugar também o trigésimo aniversário da entrega aos jovens da Cruz do Jubileu da Redenção. Foi precisamente a partir daquele acto simbólico de João Paulo II que principiou a grande peregrinação juvenil que, desde então, continua a atravessar os cinco continentes. Muitos recordam as palavras com que, no domingo de Páscoa do ano 1984, o Papa acompanhou o seu gesto: «Caríssimos jovens, no termo do Ano Santo, confio-vos o próprio sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Levai-a ao mundo como sinal do amor do Senhor Jesus pela humanidade, e anunciai a todos que só em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção».
Queridos jovens, o Magnificat, o cântico de Maria, pobre em espírito, é também o canto de quem vive as Bem-aventuranças. A alegria do Evangelho brota dum coração pobre, que sabe exultar e maravilhar-se com as obras de Deus, como o coração da Virgem, que todas as gerações chamam «bem-aventurada» (cf. Lc 1, 48). Que Ela, a mãe dos pobres e a estrela da nova evangelização, nos ajude a viver o Evangelho, a encarnar as Bem-aventuranças na nossa vida, a ter a coragem da felicidade
Vaticano, 21 de Janeiro – Memória de Santa Inês, virgem e mártir - de 2014.



Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va

Natividade de São João Batista: o maior dos profetas

A natividade de  São João Batista  é  uma solenidade muito importante no ano litúrgico, porque nesse dia lembramos o maior dos profetas, com...